Carta de Citação: O que fazer ao receber?

Um modelo formal voltado para o meio judicial, a Carta de citação possui diversos detalhes associadas a ela, principalmente após o seu recebimento, gerando dúvidas sobre o que devemos fazer após receber a mesma.

Para saber como agir nesse sentido e entender outros detalhes sobre essa carta, além de um modelo dela, siga conferindo os tópicos que organizamos logo abaixo:

O que é Carta de citação?

Basicamente, quando falamos em Carta de citação nos referimos a um documento oficial que a Vara responsável pelo seguimento de um determinado processo envia para colocar o réu a parte da existência do caso.

A partir disso, tem como principal intenção informar sobre o processo no qual ele é réu, para que possa ter a devida ciência sobre ele e formule a sua defesa, organizando melhor como irá provar ser inocente diante da acusação feita.

O que fazer quando receber uma Carta de citação?

Não precisa entrar em desespero após o recebimento da Carta de citação, pois ela não representa nenhum tipo de sentença, mas sim um caso diante do qual ainda terá tempo para se defender e provar ser inocente.

Assim, o que você deve fazer é assinar o aviso de recebimento para receber uma cópia do processo, assim terá acesso a todas as informações que constam no mesmo e poderá trabalhar na sua defesa de acordo com esses dados.

É muito importante que logo em primeiro momento já busque por um advogado para te auxiliar no caso e compor a defesa.

Modelo de Carta de citação

Poder Judiciário do Estado ____________, cidade de _____________________.
Vara:

CARTA DE CITAÇÃO

Audiência:
Autos:
Ação:
Requerente:

Por meio desta Carta, informamos que o processo indicado acima indica que ______________________ move uma ação contra ________________________, atualmente em trâmite neste juízo.

Assim, informamos a V. Senhoria acerca dos termos em anexo, bem como o convocamos para a audiência designada para o dia __/__/____ às __h__min, no endereço ______________________________, sob pena de revelia, confissão e condenação final do valor de R$_______ (__________________________ reais).

O não comparecimento irá favorecer as elegações do autor do processo.

Nome do(a) Requerido(a):
Endereço:
Cidade:
CEP:

Cartas Formais

Você pode gostar...