Carta de Justificativa para não Trabalhar nas Eleições

De 2 em 2 anos acontecem as eleições, e pouco antes da realização oficial das mesmas há a convocação de pessoas para que possam trabalhar nas mesmas, como mesário ou secretário de sessão, por exemplo. Contudo, o que poucos sabem é que existe a possibilidade de recusar essa tarefa, e foi pensando nisso que viemos te explicar sobre a carta de justificativa para não trabalhar nas eleições.

Formas de não comparecer ao trabalho nas eleições

O TRE, Tribunal regional eletrola, disponibiliza uma sequência de possibilidades para que se justifique a ausência na eleição para a que se foi convidado, inclusive opções que podem ser feitas sem sair de casa e facilitam a nossa vida nesse sentido.

Dentre os meios aos quais se pode recorrer, estão a justificativa online realizada pelo site do próprio TRE ou aplicativo do e-Título, a ida a um posto de justificativa eleitoral ou uma carta de justificativa que deve ser entregue no dia da eleição em qualquer zona eleitoral, mesmo fora da sua original.

Como fazer essa carta de justificativa?

Considerando a formalidade do processo eleitoral, é preciso que haja também um determinado rigor formal para a formulação de uma carta de justificativa para não trabalhar nas eleições. Nesse sentido, deve haver a presença de alguns pontos que trazem validade a mesma.

Dentre os pontos fundamentais para essa carta, estão o reconhecimento do faltante com nome, número de RG e de Título de eleitor, além da necessidade de especificar a função que desempenharia na eleição, inserindo como um dos pontos principais a especificação do motivo da recusa.

Modelo pronto

Ao Excelentíssimo(a) juiz(a) da zona eleitoral ____ da cidade de ______________ – BA (Sigla do estado)

Na qualidade de convocado para exercer a função de _______________ nas eleições do presente ano na zona eleitoral _______ na cidade de ______________________, estado _____________________, eu ___________________ (nome) inscrito sob o RG nº ______________________ e portador do Título de eleitor nº ___________________, tendo estado civil de __________________ e residente em ________________________, venho por meio desta carta revogar a minha convicção, visto a minha impossibilidade de comparecimento no dia __/__/__ por motivos de _________________________________, amparado na Lei Lei nº 4.737/1965 do artigo 120.

Assim, peço que seja aceita a minha dispensa do cargo.

(Cidade), (data).

_____________________________
(Assinatura)

Cartas Formais

Você pode gostar...