Carta contemplada de Consórcio: Saiba como funciona

Entre os modelos de investimentos mais utilizados pelos brasileiros hoje, o Consórcio é um meio de adquirir gradativamente um bem o qual se deseja. Nesse sentido, surge ainda a famosa Carta contemplada de Consórcio, sobre a qual falaremos abaixo.

Então, siga conferindo para obter as principais informações sobre, evitando que venham a surgir novas dúvidas e contribuindo para que possa entender bem o processo antes de iniciá-lo, olha só:

Como funciona a Carta contemplada de consórcio?

O Consórcio não funciona a partir da entrega de dinheiro em espécie, mas sim como crédito voltado de modo específico ao vendedor do bem que se deseja, o que já é explicitado no caráter do consórcio, que pode envolver casas e carros, por exemplo.

Assim, ao ser contemplada, isso representa que determinado integrante desse consórcio terá direito a crédito, o que pode ocorrer através de diversos meios, incluindo principalmente sorteios, mas também por lances, onde cada associado pode dar o lance possível para sua realidade.

É comum que essas cartas sejam disponibilizadas mensalmente, assim a cada mês uma pessoa será contemplada com a mesma, podendo adquirir o seu bem. Questões mais específicas com relação a prazos dependem do modelo do consórcio e da quantidade de integrantes ligados a ele.

É seguro comprar Carta contemplada?

Em geral os consórcios são seguros, havendo confiabilidade em participar do processo. O que ocorre ainda é que muitas pessoas são contempladas em um momento não favorável para sua realidade financeira, por exemplo, e optam pela venda de suas cartas.

Nesse sentido, também há segurança na compra, desde que você se atente em determinados detalhes antes de realizá-la, já que há casos onde essa contemplação pode não ser efetivada, como quando houver falta de pagamento, além de cartas falsificadas que possuam a finalidade de dar golpes em outras pessoas.

Por conta disso, é importante estar de olhos em todos os detalhes que possam te assegurar quanto a compra, evitando danos financeiros que podem postergar a realização de um sonho para você.

Quanto custa uma Carta contemplada de consórcio?

Para entender se a compra de carta contemplada vale a pena para o seu caso em específico, outros pontos como seu custo também devem ser levados em consideração, não é mesmo? Então também vamos falar sobre!

Pensando no consumidor final, o custo para adquiri-la é de 25% do valor de crédito, o que funciona como uma espécie de entrada. Vale ressaltar ainda que essa não é uma porcentagem fixa, mas sim a média aplicada hoje no mercado.

Qual a vantagem de comprar Carta contemplada?

Entre os principais pontos positivos dessa compra, está a flexibilidade de pagamento, já que poderá ter a opção de parcelamento do valor do seu bem de maneira mais confortável do que se fosse realizar a compra diretamente com o vendedor, sem a intermediação do consórcio.

Além disso, poderá contar com outros descontos e determinados benefícios, a exemplo da isenção de juros diante das parcelas, havendo apenas pagamentos mais simples como taxas de administração, por exemplo.

Cartas Comerciais

Você pode gostar...