Recibo de doação com Modelo pronto

Dentre tantos recibos utilizados para fins comerciais, alguns deles possuem seu uso ligado a um destino diferente, como é o caso do recibo de doação. Abaixo, entenda melhor sobre ele e confira também um modelo pronto.

O que é Recibo de doação?

O recibo de doação é um modelo fundamental para a certificação de valores pagos de forma espontânea e sem retornos a parte pagante, critérios que acabam por caracterizar a prática da doação, principalmente por se tratar de um meio de ajudar ao próximo.

Esse modelo é geralmente feito quando as doações são referidas a ONGs, Organizações não governamentais que precisam da ajuda de pessoas e empresas para manterem a ação social na qual se focam, atendendo a ideia de maneira devida e com o suporte financeiro necessário para isso.

Para que serve o Recibo de doação?

O Recibo de doação é uma forma de garantir segurança ao doador, principalmente quando refletimos sobre a existência de diversas instituições que não trabalham com seriedade e por isso, não garantem a segurança necessária para onde o dinheiro está sendo destinado, podendo utilizar o mesmo para fins pessoais dos seus organizadores, por exemplo.

Por isso, a ONG que emite esse modelo de recibo oferece uma segurança maior, inclusive pelo fato de que para essa emissão é preciso ter a Certificação de Utilidade Pública Federal, o que já pode demonstrar a possíveis doadores que eles podem confiar no projeto proposto e claro, que o seu dinheiro chegará ao destino desejado, ajudando aqueles que precisam.

O que deve conter um Recibo de doação?

O recibo de doação é um modelo simples e não há muitos critérios a serem atendidos por ele, mas os existentes são fundamentais. Diante disso, é preciso que contenha dados da ONG, como nome, CNPJ e local onde está localizada.

Além disso, o doador deve ser identificado por meio de um documento como CPF e, no caso de empresas, pelo CNPJ. O valor doado também deve ser especificado, bem como a data de recebimento do mesmo, contendo logo abaixo um espaço reservado para assinaturas.

Modelo pronto:

RECIBO DE DOAÇÃO

A Instituição _________________________________, Organização não governamental e sem fins lucrativos, identificada por meio do CNPJ ___________________, endereçada em ___________________________, afirma por meio do presente documento, o recebimento da importância de R$_______ (___________________________________) por parte de _________________________________, de CPF nº ______________________, referente a DOAÇÃO. Sendo assim, o valor será utilizado integralmente para fins amparo social, sem que sejam visadas bonificações ou lucros.

(Cidade), (data).

__________________________________________
(Assinatura do representante da Instituição)
Nome:
Cargo:

Cartas Comerciais

Você pode gostar...