Advertência por Falta

No meio empregatício, há diversos direitos e deveres tanto para os trabalhadores quanto para a empresa responsável por sua contratação e, ao se perceber que há a presença de uma falta injustificada por parte do empregado, é possível se recorrer a um modelo comum nesse âmbito, a advertência por falta

O que é uma advertência por falta?

Uma advertência por falta é a maneira encontrada pelas empresas para recriminar a presença, e principalmente constância, de faltas injustificadas por parte do seu quadro de funcionários, o informando por meio da mesma que a continuidade do problema pode vim a gerar problemas no vínculo empregatício, podendo até mesmo indicar uma possível futura demissão.

Quando pode haver advertência por falta?

O campus de Recursos Humanos deve estar sempre atentos a regularidade de presença dos funcionários na empresa, contabilizando falta e recepcionando justificativas sobre as mesmas. Contudo, ao haver falta sem explicação com determinada frequência, medidas já podem ser tomadas.

Essas medidas, por sua vez, podem ser feitas de maneira oral, com conversas diretamente ao funcionário e o explicando que a continuação da prática pode acarretar consequências ao mesmo, bem como pode acontecer de forma escrita, mas não precisa sobre como fazer pois mais para baixo deixamos um modelo prontinho para você!

Como fazer uma advertência por falta?

Alguns dados são imprescindíveis para a realização desse modelo, esse é o caso dos dados do funcionário como nome completo. Para além disso, informações especificas sobre histórico de faltas injustificadas devem ser incluídas, como data de ocorrência da(s) mesma(s).

Vale lembrar que outro ponto fundamental é que conste nessa advertência a assinatura tanto do empregador quanto do emprego, certificando assim a veracidade dos dados ali colocados por ambas as partes envolvidas nesse processo de advertência.

Modelo de advertência por falta

Advertência destinada A(o) Sr.(a) _______________________________.

Tendo em vista a constatação de ____ (números de faltas) faltas injustificadas no período de __/__/____ até __/__/____, atestamos aqui a irregularidade apresentada visto o atual regime de trabalho do funcionário, que demandava sua presença nas vezes citadas.

Com isso, decidimos por lhe aplicar advertência, baseado no artigo 482 da CLT, para que situações como essas não venham a se repetir sem que haja prejuízo para ambas as partes e medidas mais rígidas não venham a ser tomadas

Cidade), (data).

_____________________________
(Assinatura do empregado)

_____________________________
(Assinatura do empregador)

Cartas de Emprego

Você pode gostar...