Aviso prévio Trabalhado com Modelo pronto

Em meio a relações de trabalho, é comum que muitos trâmites legais se façam presentes, inclusive ao fim da ligação entre empresa e empregado. Exemplo disso é o aviso prévio trabalhado, confira abaixo detalhes sobre ele e também um modelo pronto:

O que é Aviso prévio trabalhado?

Em caso de finalização de contrato de trabalho, o aviso prévio se torna fundamental. Há ainda a possibilidade de que haja um aviso prévio trabalhado onde, com uma redução na carga horário, o empregado segue trabalhando por certo período.

Esse modelo está previsto na CLT, Consolidação das leis do trabalho, e possui pontos que podem beneficiar ambas as partes envolvidas no processo.

Para que serve o Aviso prévio trabalhado?

Para o empregador, essa é uma maneira de se preparar para uma diminuição no seu quadro de funcionários, seja usando o tempo para buscar ou treinar uma outra pessoa para substituição ou até mesmo para finalizar a parte que ficava como responsabilidade desse funcionário.

Já para o empregado, pode usufruir nesse período de um tempo menor de trabalho ao mesmo tempo em que segue recebendo integralmente o seu salário, podendo usar as horas livres para procurar uma outra oportunidade e tendo esse tempo para se organizar financeiramente.

O que deve conter o Aviso prévio trabalhado?

Nesse modelo formal, é preciso incluir os dados do funcionário, como seu nome completo e cargo que exerce, além de o informar oficialmente datas de finalização do contrato de trabalho, bem como dia em que passarão a ocorrer mudanças em sua carga horária.

É preciso também que solicite a carteira de trabalho para finalização oficial do contrato, além da assinatura de ambas as partes para oficializar o recebimento e leitura do documento, como também a concordância sobre ele.

Modelo pronto

A ___________________________________ (nome do funcionário)

Nº da Carteira de trabalho ___________________________, função _________________________________.

Informamos por meio do presente termo que não é mais do interesse da empresa mantê-lo como funcionário efetivo, portanto o comunicamos sobre a finalização do seu contrato de trabalho em __/__/____, havendo mudanças na sua carga horário de trabalho a partir de __/__/____, sem interferências no valor salarial a ser recebido.

Poderá ainda escolher entre:
1. Redução de duas horas de trabalho diárias
2. Redução de sete dias corridos de trabalho

Será preciso comparecer ao endereço __________________________________ em posse da sua Carteira de trabalho, para a devida rescisão contratual.

(Cidade), (data).

_____________________________
Assinatura do empregado

_____________________________
Assinatura do empregador

Cartas de Emprego

Você pode gostar...