» » Carta Náutica – Carta de Navegação, Cartografia Náutica: Já Ouviu Falar?

Carta Náutica – Carta de Navegação, Cartografia Náutica: Já Ouviu Falar?

As cartas náuticas ou cartas de navegação são mais do que simples mapas que indicam rotas seguras pelos oceanos. Saiba o que é uma carta náutica com mais detalhes, para que serve e sua evolução ao longo do tempo junto à cartografia náutica!

O que é uma Carta Náutica?

As cartas náuticas são documentos cartográficos essenciais para a navegação marítima, pois permitem que marinheiros, capitães e navegadores tracem rotas seguras pelos oceanos.

Elas fornecem informações críticas sobre profundidade, correntes, perigos submersos, altitudes, linha de costa, contorno das ilhas, elementos de marés, correntes e outras características do oceano, sendo construídas, geralmente, na Projeção de Mercator (que você pode visualizar na imagem logo abaixo).

Existem normas técnicas a serem seguidas na construção de uma carta náutica, é claro, e elas são determinadas pela Organização Hidrográfica Internacional (OHI), que entrou em vigor em 1970.

Conheça a História das Cartas Náuticas

As cartas náuticas foram cruciais na expansão marítima europeia, na Era dos Descobrimentos, mas a história das cartas náuticas remonta a civilizações antigas, como os egípcios e os fenícios – povos que desenvolveram os primeiros registros de rotas de navegação costeira. No entanto, foi na Idade Média que as cartas náuticas começaram o seu processo de evolução para documentos mais precisos e detalhados.

O livro “Geographia”, de Claudius Ptolemy, um geógrafo greco-romano do século II, serviu como base para a cartografia náutica. Nele, o autor detalhou latitudes e longitudes de várias cidades e pontos de referência pelo mundo, tudo baseado em observações astronômicas.

Como as Cartas Náuticas evoluíram

As primeiras cartas náuticas eram desenhadas à mão e baseadas em observações rudimentares. Com o avanço da trigonometria e da cartografia, elas evoluíram, sendo produzidas com detalhes mais precisos.

Com a invenção do cronômetro marinho no século XVIII por John Harrison, a cartografia náutica passou a contar com uma longitude determinada com maior exatidão, o que permitiu traçar com precisão a localização no oceano.

Chegando no século XIX, com a expansão do comércio global, era preciso tornar mais eficiente a comunicação entre navios, foi aí que foram incluídas outras informações nas cartas náuticas sobre faróis, balizas e sinais de rádio.

As Cartas Náuticas Hoje em Dia

Na Era Moderna, as cartas náuticas são feitas com tecnologia avançada de mapeamento, como sistemas de posicionamento global (GPS) e dados batimétricos coletados por satélites e embarcações, com detalhes sobre a topografia do fundo do mar, correntes oceânicas, profundidade da água e obstáculos submersos.

É por isso que elas são tão importantes para garantir uma navegação segura e para dar suporte a um planejamento mais eficiente de rotas, visando economizar tempo e combustível.

Tipos de Cartas Náuticas

Mas não existe apenas um tipo de carta náutica. Elas podem ser divididas em dois grandes grupos: formato analógico, quando a impressão é realizada em papel, e formato digital, por meio de sites, aplicativos ou CD-ROM.

Confira alguns tipos de carta náutica:

  • Cartas de Navegação Costeira: são usadas para navegação próxima à costa, trazendo detalhes sobre portos, baías, canais e marcos costeiros;
  • Cartas de Navegação Oceânica: são projetadas para viagens de longa distância, por isso concentram informações sobre correntes, profundidades e rotas de navegação;
  • Cartas de Navegação Eletrônica: cartas náuticas em formato eletrônico, utilizadas em sistemas de navegação GPS;
  • Cartas de Pesca: usadas por pescadores para identificar bancos de peixes e locais de pesca populares.

Como Ler uma Carta Náutica

Mas como ler uma carta náutica? Bom, existem símbolos e termos importantes que merecem atenção para a leitura, como a escala da carta, as marcas de profundidade e linhas de contorno, as marcas de distância e a rosa-dos-ventos.

A leitura exige instrumentos como régua, compasso, lápis e cronômetro. É feita a medição da distância dos pontos do curso e, então, os pontos são marcados.

E embora muitos navios atualmente possuam o sistema de GPS, isso não faz da carta náutica um item dispensável, pois o sistema eletrônico da embarcação uma hora pode falhar, não é mesmo?

Atualizado em: 27/09/2023 na categoria: Cartas Comerciais