Declaração de Matrícula

Ao longo da trajetória acadêmica de um aluno, há diversas burocracias com as quais se preocupar e uma delas é a declaração de matrícula, documento muito comum e extremamente necessário para a formalização de relações de ensino, independente do seu grau.

O que é uma Declaração de Matrícula?

Uma declaração de matrícula corresponde a um documento comum dentre o meio educacional, sendo de extrema necessidade comprovatória principalmente por parte dos alunos que buscam declarar a sua situação atual enquanto estudantes, o que os garante determinados direitos para além da validação em si.

Para que serve a Declaração de Matrícula?

Deve se utilizar uma declaração de matrícula quando se tem o intuito de declarar a situação acadêmica do aluno, sendo necessária a solicitação anterior do mesmo para que ela seja realizada por meio da instituição de ensino a qual está ligado.

A declaração de matrícula possui diversas funcionalidades, tanto para pagar valor de meia em determinados locais quanto para ter acesso a programas sociais ou cartões de transporte para estudantes, por exemplo. Além de ser necessária para situações como estágio também.

Como fazer uma Declaração de Matrícula

A responsabilidade da confecção dessa declaração fica por conta da escola, curso, faculdade ou universidade na qual o aluno esteja devidamente matriculado e, por conta dele, fica apenas a necessidade de apresentação de alguns documentos, como CPF e número de matrícula.

Vale ressaltar a necessidade do documento conter alguns aspectos específicos que não variam de acordo com sua origem, sendo eles o nome do aluno e curso e série na qual o mesmo se encontra matriculado, para que essa validação possa ser devidamente formalizada.

Modelo de Declaração de Matrícula

Declaramos para os fins necessários que o aluno de nome __________________________, registrado sob o RG de número _________________________ e CPF ___________________________, se encontra devidamente matriculado no curso _________________, no turno _________________, sendo frequente no semestre ___ do ano _____, sendo parte do corpo discente da Instituição de ensino ____________________________ e tendo previsão para encerrar o presente vínculo em ______.

Cidade), (data).

_____________________________
(Assinatura do responsável)

Modelos de Documentos

Você pode gostar...