Carta de Anulação de frete

Enquanto uma taxa que faz parte do transporte de praticamente todos os produtos, o Frete é um valor que precisa ser considerado diante das transações comerciais, havendo algumas regras específicas quanto a ele.

É nesse sentido que podemos perceber o uso da Carta de Anulação de frete, bastante útil em alguns casos. Assim, confira abaixo quando ela pode ser utilizada e outros detalhes, além de um modelo pronto disponibilizado ao final do post:

O que é uma Carta de anulação de frete?

Em momentos onde é interrompido o transporte de cargas a uma altura onde o transportador já não pode cancelar o registro do procedimento, podemos fazer uso da Carta de anulação de frete para documentar a sua interrupção.

Na prática, é esse documento fiscal que permite que as transportadoras possam reembolsar de maneira devida os seus clientes, comprovando ainda que a cobrança do frete não deve ser realizada, uma vez que ele não chegou a ser efetivado.

Como fazer uma nota de anulação de frete?

Diante da importância dessa nota de anulação de frete, é preciso pensar também em como fazê-la. Para isso, tenha posse do CT-e do transportador, assim os valores poderão ser consultados para se certificar de que o reembolso acontecerá corretamente.

Tendo a confirmação da sua validade, será preciso emitir uma Nota Fiscal de Anulação de valores no modelo 55. No espaço de cadastro de item, ao invés da sua descrição, deve incluir Anulação de valores de frete.

A partir disso, confirme todos os dados necessários e não esqueça de manter a nota em posse da empresa, em especial com o setor de contabilidade, que poderá estar mais atento ao processo.

Modelo de Carta de Anulação de frete

O modelo acima é um exemplo dessa nota, onde pode verificar a quantidade de dados que fazem parte dele. Por conta disso, é importante que tenha o auxílio de um profissional de contabilidade para te auxiliar na sua solicitação.

Com isso, poderá evitar erros que acabam interferindo no reembolso e na validação fiscal do documento.

Cartas Comerciais

Você pode gostar...