» » Modelos de Relatório de Educação Infantil

Modelos de Relatório de Educação Infantil

Confira modelos de relatórios da educação infantil e saiba quais tópicos e informações colocar individualmente para cada aluno. Um relatório completo é essencial para demonstrar o desempenho da educação infantil, tanto do aluno que está começando sua jornada na escola quanto dos alfabetizandos e alunos com baixo rendimento.

Confira aqui o que poderá escrever no relatório da educação infantil e torne essa tarefa mais fácil, levando em conta os dados individuais sobre a situação e o avanço de cada aluno.

Relatório Simples e Positivo

(Nome da Criança) é uma criança calma, sua adaptação com a nova rotina da sala foi tranquila e sem nenhuma ocorrência. Participa das atividades propostas, realiza suas produções com muita atenção, cuidado, sem pressa e com capricho.

Nas brincadeiras dirigidas entende os comandos dados pelas professoras, tem uma boa coordenação motora, corre, pula, sobe, desce sem nenhuma dificuldade. (Nome da Criança) conta objetos em sequência até o número 5 , reconhece as cores azul, amarelo e vermelho.

Tem uma grande preferência pelo parque onde explora os espaços e os brinquedos, gosta, principalmente, dos brinquedos mais altos onde tem muita agilidade. Percebe-se o faz de conta presente em suas brincadeiras, planeja brincadeiras com os demais colegas, imitando “monstros” com caras, caretas e sons altos, corre atrás, principalmente, das meninas, assustando-as.

Monta diversos objetos com o jogo de montar nomeando e mostrando suas obras a professora. Gosta de ouvir músicas diversas, tem um bom repertório e pede para cantar músicas de suas preferências. Aprecia leituras feitas pela professora.

(Nome da Criança) reconhece seu nome e o de alguns colegas, arrisca a escrita do seu nome em suas produções.

Interage com companheirismo e cooperação com os colegas, ajuda a guardar os brinquedos e organizar a sala depois das brincadeiras. Na roda de conversa expressa-se verbalmente com clareza, contando espontaneamente acontecimentos do seu cotidiano. Compreende  as regras de convivência e combinados da sala.

Aluno com baixo desempenho

O referido aluno apresenta grande dificuldade de comunicação, não se socializa com os colegas, inicialmente em fevereiro (início das aulas) foi recebido na turma no nível muito baixo de desempenho – pré-silábico com muita dificuldade de aprendizagem, não identificava letras nem fazia correspondência de som/palavra.

Durante as aulas, as atividades propostas para a turma eram dispensadas pelo aluno, que não mostrava interesse nem estímulo em resolvê-las. O aluno também não trazia as atividades de casa resolvidas.

Os professores tentaram, com aulas lúdicas, visitas domiciliares, reuniões, conversas individuais, reforço escolar, mudar um pouco o quadro/diagnóstico do aluno para que o mesmo se sentisse inserido na turma.

Pouco a pouco houve uma mudança significativa de socialização, o aluno começou a participar mais das ações, conversava no reforço individual e conseguia, por alguns momentos, ler palavrinhas estabilizadas de, no máximo, três sílabas simples, além de aprender o nome completo.

Permanece neste final de ano letivo reconhecendo todas as letras, formulando algumas palavras com ajuda do professor, fala e escreve os números e demonstra possibilidades de melhoria, mas não o suficiente para agir com autonomia de escrita nem de leitura, ainda.

Acreditamos que com um acompanhamento profissional e por parte da família mais constante e diferenciado, o aluno possa, ao longo do ciclo de alfabetização, obter melhorias e avançar na aprendizagem.

______ de 20__

______________________________________

Assinatura do professor

Dificuldade de aprendizado

Observando o desempenho diário de _________, constatou-se que ele não conseguiu adquirir todas as capacidades previstas para sua fase. Apesar disso, consegue expressar a criatividade por meio de atividades artísticas, como por exemplo, colagens e recortes.

Tem boas interações sociais com os colegas, se envolvendo com empenho nas atividades em equipe. Participa de exercícios recreativos em sala de aula e na quadra esportiva.

Apesar das intervenções pedagógicas e atendimento individual, apresenta uma leitura sibilando e tem extrema dificuldade ao escrever e ao interpretar pequenos textos trabalhados em sala de aula.

Além disso, em boa parte das aulas apresenta indisposição, reclamando de dores de cabeça e nas vistas. Reluta em realizar tarefas e algumas vezes é agressivo com colegas e até mesmo com a professora.

Tendo em vista os pontos expostos, é indicado o encaminhamento para diagnóstico para auxílio no processo de ensino aprendizagem do aluno.

Relatório Simples para Crianças do 1° Ano

Durante o período (nome do estudante), teve um desempenho considerável, demonstrou interesse e se envolveu com as atividades propostas.

É uma criança cordial, capaz de se relacionar de forma muito amigável com seus colegas e professores. Além de estar sempre atenta, é muito solícita com os outros alunos, ajudando-os sempre que precisam.

Não tem problemas em seguir as regras determinadas pela escola e mostra proatividade ao fortalecer os relacionamentos do convívio escolar.

Em relação à linguagem oral, é capaz de se expressar de forma clara, seguindo ideias lógicas. No tocante à linguagem escrita, é capaz de ler e escrever palavras e orações simples. Não demonstra dificuldades com o raciocínio lógico e possui habilidades para realizar operações de adição e subtração.

Durante a execução de atividades, apresentações e similares, (nome da criança) mostra-se dedicada e empolgada, sempre em busca de contagiar os colegas com o mesmo sentimento. Incentiva-os a participar das ações propostas por mim ou pelos demais estudantes.

É muito responsável e cuidadosa com as tarefas escolares realizadas em casa. A família, por sua vez, deve continuar incentivando essas atitudes, sempre encorajando-a na realização das suas atividades e orientando-a naquilo que for preciso.

Para que ela supere suas dificuldades, faz-se necessário valorizar as suas conquistas e boas práticas.

Primeiro Ano do Aluno na Escola

HÁBITOS E COMPORTAMENTOS

O (Nome do Aluno) adaptou-se com tranquilidade. Demonstrou chorinho nos primeiros dias de aula, mas logo integrou-se à turma. Recebe com carinho os amigos que chegam, nota quando falta alguém e preocupa-se com a ausência! Está sempre atento na sala de aula, relaciona-se bem com os colegas e professores (temos um vínculo afetivo de carinho e segurança), ouve com atenção e responde com participação.

Curte o momento do lanchinho e higiene, está sempre alegre, distribui sorrisos e abraços sempre que solicitado! Colabora com a limpeza da sala de aula, é cuidadoso com o material escolar e os brinquedos.

É confiante nas tarefas que realiza, comporta-se bem nas atividades desenvolvidas.

LINGUAGEM

Entende bem o que lhe é falado, expressa-se com clareza e articula bem as palavras. É desinibido e gosta de participar das atividades musicais e jogos coletivos.

Dialoga sobre suas vivências espontaneamente, compartilha, reparte experiências. Na hora da história,está sempre disposto a ouvir e participar.

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

Apresenta bom raciocínio matemático, tem facilidade em compreender problemas e pensar soluções. Compõe quebra-cabeça e consegue concentrar-se na realização das atividades. Demonstra interesse e criatividade na execução dos trabalhos, é responsável e persistente.

DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR

Consegue movimentar-se bem (pular, correr, saltar, arrastar), controla tranquilamente seus movimentos, tem consciência do seu corpo e consegue expressar-se graficamente. Quando modela cria formas diferentes, tem bom domínio motor. Apresenta boa motricidade fina (pintar, colar, amassar). Orienta-se bem no espaço e tempo.

Parabéns (Nome do Aluno)!

Atualizado em: 25/07/2019 em: Modelos de Documentos