Escala de revezamento: O que é? Com modelo Pronto

No ambiente de trabalho, nos deparamos com a necessidade de confecção de diversos modelos que nos dão o amparo preciso para sua execução. Um exemplo disso é a escala de revezamento, sobre a qual pode conferir logo abaixo:

O que é Escala de revezamento?

A Escala de revezamento corresponde a uma tabela de organização da jornada de trabalho, um modelo feito mensalmente e baseado de forma diária para que se torne possível entender a frequência de dias trabalhados, incluindo dados como folgas, por exemplo.

Diante disso, podemos a entender como um modelo que deve ser organizado por cada funcionário, mas tendo suas informações compartilhadas com o empregador para uma organização entre ambas as partes.

Para que serve a Escala de revezamento?

O uso da escala de revezamento é fundamental quando pensamos na necessidade de planejamento, tanto do empregado quanto do empregador, para folgas. Além disso, é uma maneira de adquirir certificação sobre o tempo de trabalho, para comprovar que está de acordo com a Lei ou até mesmo contestar horas extras.

Nesse sentido, vale frisar que a jornada de trabalho semanal não deve ser superior a 44 horas, conforme estipulado pela Constituição Federal. Mas, entendendo a necessidade de trabalhos que são executados em sábados e domingos, essa escala auxilia no controle de trabalho, podendo ser feita de modo diário, mas em grande parte feita por mês.

Aliás, essa é uma maneira de fazer com que haja revezamento dentre os funcionários que trabalhos aos domingos, por exemplo, um dia em que folgas costumam ser concorridas.

Como fazer uma Escala de revezamento?

Para fazer uma escala de revezamento, deverá ter como base uma planilha. No caso da escala mensal, devem ser dispostos todos os dias do mês e espaços em branco para inserção de nomes e marcações necessárias.

Além disso, é interessante que ela seja identificada por dados como o nome da empresa e também endereço da mesma, sem esquecer de especificar o mês ao qual se refere para que o modelo seja utilizado até mesmo como meio comprobatório em possíveis demandas futuras.

Modelo pronto:

Base

Você pode gostar...