» » 8 Cartas de Referência Profissional e para Estudo

8 Cartas de Referência Profissional e para Estudo

A carta de referência agrega valor ao currículo do candidato porque confirma as informações e traz avaliações positivas sobre o seu desempenho. A carta de referência pode ser redigida em modelo padrão e conter, também, descrições sobre as conquistas e qualidades do funcionário ou aluno.

Aqui você confere 8 modelos prontos para usar. Basta copiar, editar com as informações corretas e imprimir.

Cartas Simples

Pessoa Jurídica

Declaramos para os devidos fins, que o(a) Sr(a). (INSERIR NOME DO FUNCIONÁRIO), inscrito(a) no CPF sob o n° ____________, portador(a) da CTPS __________ (número e série da carteira de trabalho), foi nosso(a) funcionário(a) de (INSERIR DATA DE ADMISSÃO) à (DATA DO DESLIGAMENTO), exercendo como último cargo a função de _______________, nada constando em nossos arquivos que possa desabonar sua conduta profissional.

Local, _____ de __________ de _____

_________________________________________

Assinatura da empresa

Nome do responsável pelo documento e seu cargo

Nome da empresa

CNPJ da empresa

Modelo 2

A _______________________

Tem a presente a finalidade de referenciar ______________________ (nome completo), carteira de trabalho profissional (número) _____________, que foi nosso empregado no período de ____/____/_____ a ____/____/_____.

Declaramos que nada há, em nossos registros, que desabone a conduta da pessoa referenciada.

Local: ___________________
Data: _______________

__________________________________________
Nome e assinatura do representante legal
Razão Social: ____________________________
CNPJ ___________________________________

Pessoa Física

INSERIR NOME DA EMPRESA

Local, _____ de __________ de _____

INSERIR NOME DO DESTINATÁRIO OU (A QUEM POSSA INTERESSAR),

INSERIR NOME DO FUNCIONÁRIO é pessoa de meu conhecimento, (cargo ocupado), correto, competente, responsável e pontual, tendo trabalhado para esta empresa no período de (INSERIR DATA DE ADMISSÃO) a (INSERIR DATA DO DESLIGAMENTO), executando serviços de (INSERIR AS ATIVIDADES EXERCIDAS), sob minha supervisão direta. Durante todo esse período manteve conduta pessoal e profissional irrepreensíveis, razão pela qual recomendo seus serviços.

Atenciosamente,

Nome do contratante e cargo

Modelo 2

CARTA DE REFERÊNCIA

São Paulo, 20 de dezembro de 2018.

Eu, …………………………………… (nome completo da pessoa física que está emitindo a carta), inscrita no CPF nº…………………………residente e domiciliada no endereço………………………………………………….declaro para os devidos fins que meu/minha ex-funcionário (a), o (a)Sr.(a)……………………………………………………….,inscrito (a) no CPF nº………………………. e Carteira Profissional nº…………………………………exerceu em minha residência o cargo de……………………………….., sendo admitido (a)em……./………/………. e demitido (a) em……./………/……….

Por todo período que o (a) funcionário (a) acima esteve em minha residência, ele (a) desempenhou suas funções de forma profissional,responsável, ética e moral. Por esse motivo, declaro que, em sua conduta, não há nada a desabonar.

Atenciosamente,

________________________

Nome do (a) responsável

_________________________

Assinatura do (a) responsável

Contato do (a) responsável:

Telefone:………………………

E-mail:…………………………

Veja também:

Feita por Colega

Caro [pessoa da empresa contratante],

Tenho imenso prazer em recomendar [nome] para [cargo] na [nome da empresa]. [Nome] e eu trabalhamos juntos na [empresa] por [período de tempo]. Foi gratificante trabalhar ao lado do [nome], pois descobri que [ele/ela] é uma pessoa que faz a diferença em qualquer equipe.

A sua honestidade é admirável. [Ele/Ela] sempre foi uma pessoa segura do que quer e incrivelmente dedicada a fazer o melhor. [Ele/Ela] fez um impressionante trabalho [incluir uma “soft skill”, como líder], conquistando grandes resultados como [incluir um resultado dessa “soft skill”].

Seu conhecimento de [assunto específico] e experiência em [assunto específico] agregaram bastante para todo o escritório. [Ele/Ela] desenvolveu as suas habilidades para alcançar [objetivo específico]. Com uma inteligência emocional evoluída, sempre soube contornar todas as situações sem beneficiar ou prejudicar alguém. Procurou manter um bom relacionamento interpessoal, onde fomentava discussões positivas e revelava o melhor de cada um de seus funcionários.

Trabalhar ao seu lado era realmente muito prazeroso. Sem dúvida alguma, eu o recomendo para a sua equipe na [empresa]. Você não ganhará apenas um colaborador[a], mas alguém extremamente comprometido[a] e conhecedor[a] da função, além de ser uma grande pessoa. Eu sei que [ele/ela] será uma contratação positiva para a sua empresa.

Por favor, sinta-se à vontade para entrar em contato por meio do e-mail [endereço] ou telefone [incluir número], caso queira conversar comigo sobre as competências profissionais de [nome]. Ficarei feliz em confirmar minha recomendação.

Atenciosamente, [seu nome]

Último Emprego

Pela presente carta, declaro para os devidos fins que [Sr. ou Sra + nome do funcionário] trabalhou nesta empresa no período de [colocar a data inicial e final]. Durante esse tempo, trabalhou inicialmente como [colocar o cargo], foi promovido ou transferido e passou a trabalhar como [colocar o cargo].

O colaborador sempre foi muito organizado, proativo, simpático no atendimento e demonstrou facilidade em aprender os processos internos de nossa organização.

Demonstrou durante todo esse tempo, ser uma pessoa idônea e com forte potencial de crescimento. O desligamento do [nome] se dá por restrições orçamentárias e não há nada que desabone a sua competência e honestidade.

Atenciosamente,

[nome do gestor e função] [cidade e data].
[informar o número do telefone].

Feita pelo Gestor

Exmo. Sr. / Sra. Venho por meio desta recomendar o colaborador [nome do funcionário] para o [informar cargo] na sua empresa. O [nome do funcionário] demonstrou durante o tempo em que fui seu gestor, muitas qualidades profissionais. No período [informar início e fim] trabalhei como seu líder imediato, supervisionando o seu trabalho enquanto desempenhava as funções de [cargo].

Pude constatar durante todo esse período de tempo em que fui seu gestor o quanto o [nome do funcionário] é um profissional competente e esforçado. Todas as tarefas atribuídas a ele foram executadas dentro do prazo e com muita habilidade. Reitero ainda que foi um profissional que sempre demonstrou prazer no que faz e respeito com todos da sua equipe.

Entre as suas qualidades, destacaria [informar as qualidades] como principais atributos que fizeram a diferença em seu trabalho. Tenho certeza de que o excelente trabalho do [nome do funcionário] será de extrema importância para a sua empresa.

Deixo aqui os meus contatos para confirmação das informações relatadas por mim nesta carta.

Atentamente, [nome e cargo] [local e data] [informar telefone] [informar e-mail]

Recomendação Acadêmica

Caro Sr./Sra.

Como solicitação de [nome do aluno], escrevo esta carta de referência para reiterar as suas competências para se candidatar ao curso ou estágio [informar o nome do curso] nesta instituição.

Fiz parte da vida acadêmica do aluno [nome do aluno] durante [informar o período], no desempenho da minha função de professor [informar a disciplina] na [informar o nome da Universidade ou Faculdade].

Durante todo o período do curso, o aluno participou em cadeiras de [informar a disciplina] e obteve notas [informar qual o conceito da nota].

Tomando como base as suas notas, a sua assiduidade, sua participação em sala de aula e a dedicação e esforço colocados durante todo o período do curso, classifico o seu desempenho acadêmico como [informar a classificação].

Para tanto, o aluno merece uma oportunidade nesta instituição e estou certo que [nome do aluno] conseguirá acrescentar valor à sua instituição, razão pela qual recomendo este aluno com prazer e sem ressalvas.

Atenciosamente, [nome do professor] [local e data]

Atualizado em: 16/08/2019 em: Cartas de Referencia