Carta circular: O que é e Como fazer?

Fazer com que determinadas informações sejam de conhecimento geral é algo muito importante, nos levando a pensar em maneiras de fazer com que esses avisos cheguem a todo mundo de maneira formal, principalmente pensando em espaços de trabalho, por exemplo.

É justamente nesse sentido que percebemos o uso da Carta circular, modelo de utilização bastante ampla sobre o qual seguimos falando logo abaixo para que conheça melhor sobre e também possa fazer uso da mesma. Siga conferindo:

O que é uma Carta circular?

Marcada pela sua formalidade e caráter técnico que é apresentado em grande parte dos casos, a Carta circular funciona como um meio de repasse interno para a devida circulação de informações que devem se tornar conhecidas por todos.

Com isso, esse modelo se torna um documento oficial, responsável por certificar a empresa e também os seus servidores que o informe foi feito, bem como a forma com a qual isso aconteceu. Por conta disso, há detalhes nos quais precisamos nos atentar ao formular uma carta como essa.

Como se faz uma Carta circular?

Tendo em vista a qualidade formal desse modelo, precisamos estar atentos a alguns detalhes sobre a Carta circular, contribuindo para sua validação documental, além de fazer com que o repasse de informações seja realizado de maneira devida e clara para todos.

Nesse sentido, é preciso utilizar de uma linguagem formal e objetiva, além de que a mesma precisa ser impessoal, já que o informe será voltado para todos e quanto mais impessoal, melhor. Por conta disso, aposte no uso da terceira pessoa para a escrita.

Outros detalhes como data, numeração da circular, assinatura de quem está a escrevendo e identificação da empresa são outros elementos que não podem faltar.

Vale mencionar ainda que, quanto a identificação institucional, pode ser utilizada somente a sua logo, sem descrição textual de fato.

Modelo de Carta circular

_____________ – ___, ___/___/_____.

Empresa ______________________.

Carta circular nº ________.

Entre os dias ___/____/______ e ___/____/______ a empresa passará por _________________________, tendo como finalidade __________________________. Durante este período, a equipe deve ___________________________.

Atenciosamente,
_________________________________.

Caso ainda tenha resta alguma dúvida sobre o modelo, organizamos abaixo um exemplo dele preenchido para que possa ter uma noção mais ampla acerca da sua utilização:

São Paulo – SP, 07/03/2024.

Empresa Selection.

Carta circular nº 19.

Entre os dias 11/03/2024 e 14/03/2024 a empresa passará por obras internadas nos espaços comuns dos nossos colabodres, tendo como finalidade a realização de reparos e oferta de maior conforto para os utilizadores dos espaços em questão. Durante este período, a equipe deve evitar a passagem nessa área.

Atenciosamente,
João Calisto, Gerente geral.

Cartas de Apresentação

Você pode gostar...