» » Carta Argumentativa

Carta Argumentativa

A Carta Argumentativa tem por finalidade defender um ponto de vista e persuadir o leitor a acreditar no que está lendo. Alguns vestibulares, além da redação, pedem também uma carta argumentativa.

Estrutura da Carta Argumentativa

  • Local e data
  • Saudação inicial com identificação do destinatário
  • Corpo do texto
  • Expressão de despedida
  • Assinatura do remetente

Exemplo de carta argumentativa

São Cristóvão, 12 de fevereiro de 2010

Prezado Diretor da Empresa Chocolate Amadeu,

Gostaria de informar que comprei uma caixa de chocolates no ano passado para dar de presente aos meus familiares no ano novo e tive uma grande desilusão, fora a vergonha que tive de passar.
As cinco caixas, compradas no estabelecimento Flora Brasil em dezembro de 2009, estavam fora do prazo de validade e, além disso, os chocolates estavam esbranquiçados e sem o sabor que costumam ter.
Visto esse incidente, voltei à loja e eles me impediram de trocar os produtos, uma vez que não estava com o recibo da compra. Para tanto, recorri ao Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) e aguardo resposta da entidade sobre a reclamação que fiz.
Nesse caso, resolvi escrever diretamente para a empresa ver se consigo resolver meu problema (ainda que ele não poderá ser resolvido totalmente, pois já tive que passar a vergonha pela situação dos chocolates quando os ofereci).

Atualizado em: 18/07/2018 em: Cartas de Apresentação