» » Como Preencher um Recibo

Como Preencher um Recibo

Recibos são importantes meios de comprovação para negociações, um modelo muito comum diante das caracteristícas nele inseridas, que se mostram positivas para ambas as partes desde que seja feito de forma devida. Abaixo, você poderá entender melhor sobre como preencher um recibo.

 

Como preencher um recibo?

Para o preenchimento correto de um recibo, é fundamental a presença de determinados dados para que essa possua a devida finalidade e conte com a legalidade desejada em caso de haver necessidade de uso para fim comprobatório. Confira o que deve ser preenchido no seu recibo:

  • Dados pessoais de ambas as partes envolvidas na negociação. Como nome completo, local de residência, números de RG e CPF
  • Data em que o recibo está sendo confeccionado
  • Descrição de quem realizou o pagamento e de quem recebeu
  • Inserir valor relacionado a negociação
  • Esclarecer o fim da negociação realizada, como para que compra ela se refere, por exemplo
  • Local de execução do documento
  • Assinatura de todas as partes citadas no recibo

 

Quando fazer um recibo?

Agora que sabe os dados necessários para fazer um recibo, também é interessante que saiba quando ele deve realmente ser feito. Esse documento deve ser feito sempre que haja uma negociação comercial, pagamentos de valores ou relação de compra e venda, essa necessidade parte da intenção de se precaver diante de possiveis indagações futuras, essa é uma maneira de provar tanto que você efetuou determinado pagamento tanto que ele foi devidamente realizado.

Por isso, essa documentação é marcada como uma forma eficaz de levar segurança a todas as pessoas envolvidas na transação. Vale frisar a necessidade de manter esse recibo guardado por ao menos cinco anos, um período de prevenção indicado por advogados na área.

 

Diferença entre recibo e nota fiscal

O grande detalhe que difere um recibo de uma nota fiscal é a sua finalidade, já que apesar de similares eles são utilizados em sentidos opostos. O recibo se caracteriza por ser um modelo mais simples, utilizados por profissionais liberais. Enquanto isso, a nota fiscal conta com maiores detalhes acerca de mercadorias negociadas, incluindo até mesmo a sua data de compra.

Atualizado em: 12/04/2023 na categoria: Cartas Comerciais