Aviso de advertência ao Empregado com Modelo pronto

Quando pensamos em um ambiente empresarial, não é comum que passemos a refletir também sobre a necessidade de diversos modelos a serem seguidos em diversas etapas diferentes entre si. Seguindo com essa linha de pensamento, falamos abaixo sobre o Aviso de advertência ao empregado, entenda:

O que é Aviso de advertência ao empregado?

O Aviso de advertência ao empregado é um modelo que ajuda os empregadores a zelar do espaço de trabalho dos seus empregadores, advertindo os mesmos sobre possíveis condutas que fogem do que é buscado pela empresa, desde que esteja em concordância com a CLT, Consolidação das leis do trabalho.

Nesse sentido, é a forma de avisar sobre situações arbitrárias e demonstrar descontentamento com as mesmas, informando ao funcionário que ela não deve se repetir. Inclusive, em alguns casos, há um número de advertências que podem ser feitas até que se gere motivos suficientes para uma demissão.

Quando pode ser feito o Aviso de advertência ao empregado?

Esse aviso pode ser destinado ao empregador em diversos casos para que ele tome conhecimento da reprovação dos seus superiores quanto ao que foi feito, como quando há eventos como atrasos para chegada no trabalho ou no prazo de entrega para demandas internas, por exemplo.

De toda forma, é preciso que essa advertência seja feita diante de uma justificativa plausível, uma vez que o trabalhador também possui amparo legal para levar a justiça avisos que possam ser lidos como dano moral ou tenha outras implicações similares.

O que deve conter um Aviso de advertência ao empregado?

Em primeiro momento, é fundamental que haja a identificação de ambas as partes para a validação do modelo como um aviso formal. Mas para além disso, é preciso descrever o ato infracional, uma vez que ter conhecido total sobre ele é o que poderá fazer com que não volte a acontecer.

É interessante também que cite o artigo 482, onde essas advertências são validadas. Por fim, adicione um campo falando sobre as possíveis consequências caso esse ato volte a se repetir, podendo ir desde suspensão até demissão. Lembre que o termo deve ser assinado por ambas as partes!

Modelo pronto:

Aviso de advertência ao empregado

Empresa: ___________________________________
CPNJ: ______________________________________

A(o) Empregador(a) _________________________________.

Conforme o amparo legal disposto para tal, realizamos a presente advertência em decorrência de _______________________________________________________________________. Para tanto, nos apoiamos ainda no artigo 482, que dispõe da necessidade de respeito às regras da empresa por parte do funcionário.

Diante isso, esperamos não ter que realizar novas advertências, acreditando na possibilidade de mudança para que o fato listado acima não se repita e não nos traga maiores problemas, uma vez que a insistência infracional poderá acarretar em suspensão ou demissão, considerando ainda a especificação de nossas regras no contrato de trabalho devidamente assinado em momento anterior.

Atenciosamente,

________________________________________.
(Carimbo da empresa e assinatura do responsável)

Ciente: ______________________________.
______________________________________.
(Nome e assinatura do empregado)

Cartas de Emprego

Você pode gostar...